Ações de combate às mudanças climáticas, executadas pelo setor privado e organizações do terceiro setor, além de medidas adotadas no Brasil para proteger a vida na Terra e na Água, estarão no centro dos debates no Festival Conhecendo os ODS Digital. Entre os dias 9 e 13 de agosto, das 11h às 18h, iniciativas voltadas para o alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão apresentadas em diferentes espaços de uma plataforma interativa e criada especialmente para o evento. A participação do público é gratuita e, para acessar a programação, é preciso fazer o credenciamento aqui.

Apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A) e realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions, o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por trazer uma programação gratuita, diversa, inclusiva e voltada para diferentes públicos, como estudantes, educadores, empresários, instituições públicas, privadas e a sociedade em geral.

No Main Stage (palco principal), instituições como Rainforest Alliance, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto Baleia Jubarte, além de empresas como Suzano, Way Carbon e a organização não governamental World Animal Protection, entre outras, vão mostrar em webinars temáticos alguns modelos de desenvolvimento sustentável, especialmente ligados à regeneração de ecossistemas e alinhados às metas dos ODS 13 (Mudanças do clima), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida na Terra). A fotógrafa ambiental Marina Klink é uma das speakers do evento.

Também no Main Stage, serão mostradas iniciativas voltadas para a transformação de cidades mais sustentáveis (ODS 11), produção e consumo sustentáveis (ODS 12) e uso de energia renovável (ODS 7). Outros exemplos alinhados às metas dos objetivos globais ligados à proteção do meio ambiente e práticas sustentáveis poderão ser acompanhadas em outros espaços do Festival, como Área Expositiva e Palco Ações ODS.

“Nas apresentações, o público poderá conhecer exemplos de agricultura e pecuária mais sustentável e até mesmo regenerativa, exemplos de negócios sustentáveis na floresta amazônica e o que tem dado certo na proteção de espécies marinhas e da mata atlântica, por exemplo. Será uma grande vitrine de bons exemplos na proteção do meio ambiente no país”, explica a consultora de sustentabilidade da SB Sustainable Business e uma das curadoras do evento, Ana Carolina Queiroz.

A Whirlpool possui diversas ações voltadas para o meio ambiente. Recentemente, a companhia divulgou seu compromisso global tendo como meta zerar, até 2030, as emissões de gases poluentes em suas unidades fabris. “Trabalhamos continuamente em ações de sustentabilidade, não só voltadas à meta de zero emissões, mas também relacionadas ao uso sustentável de recursos naturais (água e energia), e temos alcançado importantes resultados. Em março deste ano, por exemplo, fomos vencedores do Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA 2020). Com o case “Programa Gestão de Água 360º”, que abrange todas as Unidades da Whirlpool no Brasil.” comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

Sobre o Festival Conhecendo os ODS Digital

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o Festival apresenta mais de 30 atrações e, para proporcionar uma experiência transformadora ao público, investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19. Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival, em um cenário que simula a experiência de estar ali presencialmente.

Para atingir o objetivo de não deixar ninguém de fora da discussão sobre desenvolvimento sustentável, o Festival conta com o apoio institucional de importantes organizações como Rede Brasil do Pacto Global, Conservação Internacional, Way Carbon, Capitalismo Consciente, Carbon Disclosure Project (CDP), Refúgio 343, One Young World, Rainforest Alliance, entre outras. Além desses, o Festival também conta com o apoio de 16 agências setoriais da Organização das Nações Unidas.

Mais informações sobre a programação do evento podem ser acessadas no site www.conhecendoosods.com.br

Serviço:

O quê: Festival Conhecendo os ODS Digital

Quando: de 9 a 13 de agosto de 2021.

Horário: das 11h às 18h.

Onde: on-line em uma plataforma interativa e imersiva.

Quanto: Gratuito.

Credenciamento e Programação Completasite do evento.

 

Sobre a NTICS Projetos

Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios.

Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Sobre a SB Sustainable Business Solutions

Com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory,  ESG Performance e Value Chain Evolution e especialistas das diversas indústrias e setores, com vasta experiência e conhecimento de negócio, o SB Sustainable Business Solutions está no mercado  com soluções pioneiras dirigidas a ESG  para  grandes empresas e suas cadeias de valor. Saiba mais no site da empresa.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool é a empresa líder mundial de utensílios para cozinha e lavanderia, com aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de fabricação e tecnologia em 2020. A empresa comercializa as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras grandes marcas em quase todos os países do mundo. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

 

 

Texto: Enviado pela Assessoriade Imprensa

Foto: Retirada da internet (https://sc.movimentoods.org.br/agenda/festival-conhecendo-os-ods-digital/)